sábado, 23 de janeiro de 2010

A incerteza do futuro, ao mesmo tempo excitante e amedrontador

Estou vivendo uma época em que busco uma nova vida, acabei de me formar na faculdade, e estou estudando quase como um louco (quase, pq sei que poderia me dedicar muito mais) para passar em um concurso, e começar minha vida independente, com minha casa, meu emprego, etc... Quem me conhece e interage comigo deve estar de saco cheio de tanto que eu falo em concurso, pq é só o que vem na minha cabeça agora e, justamente por essa imaginação de como será meu 2010, percebo o quanto as páginas em branco a serem escritas na nossa vida, pelo menos assim eu vejo, podem ser tanto estimulantes, em imaginar as vitórias que poderemos ter, quanto ameaçadoras, ao imaginar as possíveis derrotas... É engraçado as contradições que ocorrem, tipo, quando era adolescente, desejava ser alguém diferente dos outros, alguém especial, no sentido de superior, de ter algo ou alguma capacidade que ninguém mais teria. Ao menos era isso o que achava, para depois descobri que, o que desejava, e o que geralmente as pessoas desejam, e especialmente os adolescentes, é se encaixar em um grupo, ser aceito socialmente por um grupo, ou seja, ser "normal", tendo como parâmetro algum grupo de referência. Não é a toa que existem os grupos de rockeiros, de emos, de pagodeiros, e esses estereótipos, principalmente na adolescência, representam a necessidade de se encaixar.

Lembro tb de referências de personagens nos quais afirmamos admirar, por exemplo, ja ouvi muitos falarem que gostariam de ser como Wolverine, aquele lobo solitário andarilho que parece ser auto-suficiente, mas, olhando melhor, parece que ninguém gostaria de estar só, e sim de ser alguém estiloso que as pessoas admirassem, então voltamos à necessidade de nos encaixar, ou não...

Em relação às incertezas do futuro, acontece também essa contradição, porque, ao mesmo tempo que no futuro estão as possibilidades de eu ter o que ainda não tenho, existem também as possibilidades de perder o que tenho. Sempre invejei aqueles que se atiram no desconhecido com a cara e coragem, que não têm medo de arriscar, porque eu gosto da segurança, do planejamento, e de arriscar sim, mas com base em toda uma reflexão e planos de alternativas de ação. Acho que por isso desenvolvi mais a minha razão, e vejo os benefícios que ela trás, mas tb vejo prejuízos, e o que falei acima é um desses prejuízos. Quando penso nisso, lembro sempre de um trecho do livro de Paulo Coelho, chamado Brida, onde a personagem, como uma forma de teste, acaba enfrentando passar uma noite em um bosque, sem nenhuma noção do que lá havia, e isso representa a coragem de enfrentar o desconhecido.

O futuro parece algo muito distante, e o passado, parece que nunca aconteceu. Vejo meu passado, e parece um filme que eu assisti, que se vc perguntar, sei falar sobre, mas que nunca vivenciei. E o futuro, bem, o futuro é o que nos motiva a viver, a vida em busca do que não se tem, ou de reconquistar o que se tem e que insiste em escapar, e a incerteza faz os afetos em relação ao futuro serem mais intenso, e torço para que a intensidade esteja ao lado da excitação, e não da hesitação.

2 comentários:

  1. Arriscar é uma coisa que todos nós temos um certo receio. Muitos, e aqui me incluo, se jogam sempre que podem no desconhecido em busca do conhecimento. Toda a minha infância tambem passei querendo ser alguem diferente especial, e hoje sei que conseguir. Hoje olham pra mim como um louco despatriado, que tem coragem de deixar tudo pra traz e se deslocar dois mil kilometros pra tentar uma nova vida.

    Não posso dizer que conheço tudo, longe disso, há muito o que aprender por ai a fora. Mais sei que fiz e não me arrependo, pois sei que agora tenho bagagem suficiente pra dizer que realizei muita coisa, conheci muitas pessoas e lugares, muito mais do que devia e menos do que queria. O mundo é o meu quintal, e continuarei arriscando e tentando, sempre com uma pitada de incegurança, que é muito prazerosa, e com o minimo de planejamento que me couber. Por que sei que as caras quebradas serão muitas, mais muito mais serão as vitorias e conhecimentos que terei pelo caminho.

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas buscam ser especiais,buscam ser mais másculas, demonstrar poder para serem respeitadas, ou serem mais femininas para seduzir, ou mais amigáveis, ou mais calmas... o engraçado é que nunca seremos enquanto buscarmos ser... quando vc busca ser uma pessoa diferente, alcançar certos atributos pré-determinados, na verdade vc busca sua auto-anulação, deixar de ser quem é, com seus desejos e medos, para fingir ser algo. Querer ser quem não é limita suas possibilidades de interação, afinal, vc só buscará ser aquele modelo idealizado, e, na medida em que limita suas possibilidades de interagir, limita as possibilidades em ter satisfação em entrar em contato com os outros. O sentimento da segurança e da satisfação, ironicamente, está no movimento contrário disso, de buscar se aceitar, e, a partir daí, agir da melhor forma que puder.

    ResponderExcluir