domingo, 8 de maio de 2011

Uma reflexão sobre como classificar os alunos de Harry Porter

Este texto é mais uma brincadeira de minha parte. Teve um texto que falei sobre classificações de personalidade, mais abaixo. Aí fiquei pensando: como usar essa classificação para analisar os alunos, e para que grupo iriam?
Em Hogwarts (escola de bruxaria onde Harry estuda) existem 4 grupos onde vc pode ser encaixado: Corvinal, sonserina, lufa-lufa e grifindória. E as maiores características, pelo que me lembro, de cada grupo desse é que:
Corvinal: Inteligência (no sentido de serem mais racionais, inteligência lógico-matemático)
Lufa-lufa: Amizade.
Grifindória: Coragem.
Sonserina: Poder.

Então, fazendo uma avaliação, penso que:
Corvinal: Usam mais como forma de buscar prazer ou evitar desprazer a razão, e um foco maior também no contato com objetos não-humanos, se comparado com os outros grupos;
Lufa-lufa: Que usam como forma de buscar prazer, a afiliação, e como forma de evitar desprazer, a evitação;
Grifindória: Usam como forma de evitar desprazer a busca por poder (no sentido de confrontação, de bater de frente), e como busca por prazer, a afiliação ou realização;
Sonseria: Como forma de evitar desprazer, usa a busca por poder (confrontação, ou aliança) e, como forma de buscar prazer, o poder (dominação ou aliança).

Por isso que os maiores embates ocorrem entre grifindória e sonserina, pois são ambos os que mais usam a confrontação em uma situação de ameaça. Sonserina buscando poder na maior parte do tempo, e grifindória, respondendo de imediato quando é ameaçada. Lufa-lufa, seria mais aquela que geralmente não reage,mas que também não trai os amigos, e busca ajudá-los. Corvinal, seria a estrategista, aquela que demora a atuar, mas quando atua, é pq tem um plano elaborado.

Eu, acho que nem preciso falar, me identifico muito com corvinal. e vc?

Nenhum comentário:

Postar um comentário