sábado, 26 de março de 2011

Linguagem não verbal

Uma coisa que sinto falta, e que caiu a ficha só agora, é que na faculdade de psicologia, a gente não aprende a analisar de forma científica a linguagem não verbal. Na facul, a gente aprende a analisar o discurso, o que a pessoa fala, e de forma bem superficial, como fala (tipo, se demonstra de forma evidente tristeza, ansiedade, e outras emoções). A gente foca tanto no conteúdo, e aprende trocentas formas de entender esse conteúdo de forma embasada(pois existem trocentas linhas teóricas) e, no que se refere a linguagem corporal e expressões faciais, não aprende praticamente nada. Dizer que ela chorou quando falou sobre a infância, por exemplo, é dizer algo absurdamente óbvio, que qualquer pessoa percebe, e é isso o que a gente aprende. Comecei a ver a importância da linguagem não verbal quando fui ler um livro bem conhecido, O Corpo Fala (livro que, por sinal, achei muito ruim, mas pelo menos me fez pensar um bocado sobre o comportamento corporal). Neste livro, tem um trecho que fala que a maior parte da comunicação ocorre de forma não verbal, e isso é verdade, e foi aí que caiu a ficha, do quanto de informação eu negligenciava em um contato. Tem muitos sinais sutis que a gente não aprendeu a entender, um entendimento embasado em pesquisa e empirismo, e não feito de qualquer jeito, nos achismos que nós psicólogos às vezes usamos para explicar algo que não sabemos, pois parece que admitir que não tem uma resposta é um golpe no ego, sei lá. Lembro de uma amiga que, quando perguntaram sobre o porquê de gêmeos falarem as vezes que um sentiu o que o outro sentiu em um mesmo tempo, sendo que estavam em lugares diferentes, ela respondeu que Jung chama isso de insconsciente coletivo, e que era uma comunicação que temos, e outras coisas nada a ver, só porque não teve um pingo de humildade e dizer: eu não sei. Vamos ser humildes gente, psicologia é ciência, e não achismo da vida (momento desabafo)...

Continuando, o livro que citei, embora eu não tenha aproveitado informação nenhuma (admito que nem li todo pq só falava coisa nada a ver, com uma explicação que não convencia) me fez pensar sobre como é a linguagem corporal de quem está em um processo de introversão (fechamento de contato) ou extroversão (abertura de contato), sendo que essa introversão ou extroversão se manifesta em relação aos órgãos dos sentidos. Por exemplo, em relação à visão, dá pra entender o porquê de, quando estamos lembrando de um fato, geralmente desviamos o olhar para o chão ou para os lados (olhamos para o chão ou os lados pois queremos inibir os estímulos visuais e focar na memória visual), ou desviamos o olhar sobre algo que não queremos ver (quando está se aproximando alguém inconveniente). Outro exemplo é porque encolhemos o corpo,por exemplo,pessoas tímidas andam curvadas porque não querem interagir com o meio externo (introversão tátil ao meio externo); pessoas confiantes andam com peito estufado (demonstrando extroversão tátil, ou seja, vontade de interagir com o ambiente)e olham para frente (extroversão visual).

Depois, nem lembro como, acabei chegando no trabalho de um psicólogo americano, Paul Ekman, que fez muitos estudos sobre expressões faciais. Nele, por sinal, é quem se basearam para fazer o seriado Lie To Me, onde ensinam muita coisa, bem interessante!! Ainda não li os livros, vou comprar um dele que acabou de ter sua versão em português lançada (antes só tinha em inglês), mas já vi dois programas que ele lançou para treinar as pessoas para reconhecerem as expressões faciais e as emoções, e achei fantástico!!!! É por causa desses programas dele que me empolguei para escrever hj, sobre esse tema. Pessoal, baixem o programa, é muito legal. ele tem 3 programas: METT (micro expression training tools), SETT (subtle expression training tools) e o Facial action code system (FACS). Entrem na comunidade Paul Ekman que vcs descobrem como rodar esses programas. Super recomendados!!!
No programa, ele mostra imagens de pessoas e pede para vc identificar as emoções. essas imagens são passadas em frações de segundo. Tem todo um treinamento no programa, ele explica bem básico as contrações dos musculos em cada emoção. Mais uma vez, recomendo!!

Um comentário: