domingo, 24 de abril de 2011

Classificação de personalidade

No momento, estou lendo um livro de Jung, chamado: A natureza da psique. Estou pensando sobre uma classificação que ele faz, para avaliar determinada personalidade. Ele menciona a introversão (foco em si) e extroversão (foco no externo) como formas de entrar em contato, e,enquanto reação, uma reação baseada no pensamento (racional) ou mais no sentimento. Tenho pensado sobre muitas coisas a respeito disso, mas não estou muito disposto a digitar sobre (preguiça). O que gostaria mais de compartilhar, é que penso ser possível aproximar estas informações trazidas por Jung com as informações trazidas por Horney (que ja falei em outro tópico), e também com as informações trazidas por David Mcclelland.
Pelo pouco que sei sobre a teoria motivacional de Mcclelland, ele fala sobre 3 motivadores: Busca por realização (que interpreto como busca por prazer em um contato com um objeto, ou em buscar um objetivo); afiliação ( busca por prazer em um contato com outra pessoa) e busca por poder (prazer em dominar, se submeter a uma pessoa, ou controlar uma situação).

O que Mcclelland e Horney falam, vejo enquanto bastante semelhantes. A diferença é que Horney focou no comportamento enquanto evitação de desprazer, e Mcclelland, enquanto busca por prazer. Portanto, o que Horney fala de busca por poder é semelhante ao que Mcclelland fala, só que com motivações opostas, e o mesmo se dá em relação a busca por realização e a evitação de contato (no sentido que a interação é feita com algo não-humano).

Então, utilizando as classificações de Jung de introversão-extroversão e ação baseado no pensamento-sentimento, dá pra fazer um correlato com o que mencionei acima. A realização e a evitação de contato, por serem ações que focam algo não-humano, poderia dizer que há uma predominância em uma introversão no contato com pessoas, e uma extroversão com o não-humano; A busca por poder, quando fosse de caráter narcísico ou histriônico, poderia mostrar um foco na extroversão para contato com pessoas, com a ação baseada nos sentimentos, enquanto que, quando fosse de caráter obsessivo-compulsivo, poderia mostrar um foco na extroversão para a situação (pessoas ou não), com a ação baseada nos pensamentos.

Portanto, ao meu ver, as classificações dos tipos de personalidade que mencionei em outro texto que escrevi poderiam ser ampliadas não só verificando os padrões para lidar com situações ameaçadoras, mas também para compreender os padrões para situações prazerosas, e as idéias de Jung parecem interessantes para uma compreensão mais detalhada dos tipos de personalidade.