quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Teoria motivacional de Maslow

Aqui vai um texto bem curto, pq ando com preguiça de digitar aqui. No curso de psicologia, todo mundo já ouviu ou vai ouvir falar da pirâmide de Maslow, e sua hierarquia das necessidades: necessidades fisiológicas em primeiro plano, depois vem a necessidade de segurança, socialização, criação-doação, e por final, no topo da pirâmide, a necessidade de auto-realização. Maslow explica cada uma dessas necessidades, e que as que ficam na parte inferior da pirâmide têm uma primazia, uma dominância da necessidade, em relação à que fica acima. Por exemplo: necessidade fisiológica (fome, sede, etc) tem maior força que todas as outras; a de segurança, tem maior força sobre a de socialização, criação-doação e auto-realização, e assim por diante. Isso não é nenhuma novidade o que acabei de colocar.

Tem um autor, acho q é Alderfer, que não pensa nessas necessidades em forma de pirâmida, e sim que, aquela necessidade que tem maior força, no determinado momento, é que vence enquanto prioridade. Por exemplo, para Maslow, fome e sede sempre venceriam as demais necessidades, ou seja, fome sempre estaria na frente da necessidade de sozialização, por exemplo. Para o outro autor, não necessariamente, pois depende da força daquelas necessidades em questão. Isso explica, por exemplo, o fenômeno da anorexia, pois a pessoa, mesmo sentindo fome, não cede a essa necessidade de alimento, preferindo satisfazer a necessidade de sozialização; uma greve de fome, por exemplo, pode sacrificar a necessidade fisiológica pela de segurança, ou criação-doação...

A minha idéia particular, que acrescento a essa teoria, é a compreensão que os afetos são de 2 características: ou são prazerozos, ou desprazerosos. Somando essa informação nas necessidades descritas por Maslow, penso que:

Buscar satisfazer as necessidades fisiológicas = buscar evitar um desprazer imediato
" " " de segurança = busca evitar um desprazer possível, futuro
" " " de socialização = buscar, ou evitar um desprazer futuro (ser alvo de depreciação, escárnio) ou buscar um prazer futuro (novas amizades)
Buscar satisfazer necessidade de criação-doação = buscar um prazer futuro (por exemplo, estudar para passar num concurso, ou trabalhar para ser promovido)

Buscar a auto-realização = Buscar um prazer imediato (rir com os amigos, praticar um hobbie).